O MEDO
«O MEDO» é a estória de uma mulher dominada pelo pânico de ver denunciada ao marido a relação que mantém com um amante. Mas é também uma aproximação aos mecanismos psicológicos que geram este sentimento e os comportamentos consequentes.
Nesta adaptação teatral, a protagonista conta um episódio da sua vida, ocorrido vinte anos antes, que vai sendo representado pelas respectivas personagens: ela própria, o marido, o amante e uma chantagista.
Um espectáculo que invoca, ao mesmo tempo, a personalidade cívica e intelectual de Stefan Zweig, o escritor judeu que nasceu na Áustria, foi cidadão do mundo e pôs fim à vida, no Brasil, em 22 de Fevereiro de 1942.
NARRADORA - Paula Calhau
IRENE WAGNER - Ana Reis
FRITZ(MARIDO) - Luís da Nóbrega
EDUARDO(AMANTE) - Nuno Carvalho
ACTRIZ(CHANTAGISTA) - Paula Mendes
uma época, um autor, uma estória
Nas vésperas da primeira Guerra Mundial, o escritor não imaginava os acontecimentos que se iriam seguir e como o medo iria dominar a vida das pessoas durante dezenas de anos. Mas a escolha do tema parece adivinhatória, à luz do que seria a História Universal nas décadas seguintes.
Tendo convivido com Sigmund Freud, Roman Rolland, Reiner Rilke, Claudel, Maximo Gorki, entre outras figuras proeminentes do século XX, Stefan Zweig foi ele próprio um autor fascinante na forma como viveu e como escreveu.
Não pode ser ignorado ou esquecido.
António Moreno
<< Página inicial